Sob a gravidade de um pequeno sol

• Autoria
    LINDA + Departamento de Artes e Design PUC Rio
  • Ano
  • baixar .pdf

Sob a gravidade de um pequeno Sol

Segundo as regras herméticas, tudo que está em cima está em baixo. O teto da catedral é um espelho celeste. A pedra lançada ecoa radialmente o cosmos nas águas do lago. A casa é capaz de impor atração epicêntrica. Em 1951, a moradia do arquiteto Auguste H. V. Grandjean de Montigny, integrante da Missão Francesa que aportou no país poucos anos após a vinda da corte, exemplificou esse alerta. A antiga chácara tombada pelo patrimônio alterou o projeto inicial da universidade, que pelo nome de batismo deveria ter posição privilegiada diante do astro maior. O Solar inaugurava sua gravidade.

Muitas décadas se passaram e seria uma outra natureza de trabalho relatar todas as transformações pelas quais o campus, seus frequentadores e a cidade atravessaram. Mas desde os primeiros“Anuários PUC-Rio”, o espaço aparece reservado para mostras e eventos, proporcionando vínculos entre a comunidade acadêmica e a sociedade. O DAD, atento às realizações de seu corpo discente, propõe uma mostra de ex-alunos, cujo caráter amplia as áreas de permeabilidade entre a Arte e o Design. Estamos falando de indivíduos, que durante sua formação concentraram esforços concomitantemente no campo artístico e na prática projetual. É inegável o quanto suas poéticas e mitologias de trabalho foram estimuladas e lapidadas nos laboratórios, discussões e ambiente acolhedor que esta universidade é capaz de proporcionar. Reunir e dar visibilidade a estas perspectivas é nosso objetivo.

Não nos deteremos em estabelecer elos conceituais que ofereçam uma lógica do bordo para tão distintas visadas, apenas confirmar a influência do comum complexo acadêmico que as gestou. Essa é tarefa para um projeto posterior. Porém é de extrema importância contemplar os novos relevos que estes jovens astros adquiriram durante suas trajetórias independentes e no que se apoiam para continuar suas jornadas. Em órbitas regressas, portanto, estes pequenos satélites em expansão vêm narrar suas translações à sua constelação natal, restituindo um pouco daquilo que aprenderam a esta generosa escola. Há de se estar comprometido com a imagem que ensina.

Cadu  e Izabel Oliveira